PALESTRANTES.
ANABELLE LOIVOS
Anabelle Loivos Considera é fluminense, nascida no Município de Cantagalo, em 25 de setembro de 1973. Licenciou-se em Letras - Português/Literatura pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, em 1994. Concluiu o Mestrado em Letras - Literatura Portuguesa, na UFF - Universidade Federal Fluminense, em 1999 e o Doutorado em Letras - Literatura Comparada, também na UFF, em 2005. Atuou durante 11 anos na escola básica, lecionando Língua Portuguesa e suas Literaturas e Língua Inglesa, em escolas públicas e privadas. Foi revisora gramatical da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo - RJ, ingressando nos quadros municipais por concurso público. Exerce a docência no ensino superior, desde 2000, na graduação e na pós-graduação "lato sensu". Foi professora da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, da Universidade Estácio de Sá e da Universidade Salgado de Oliveira - tendo, nesta instituição, ocupado o cargo de Coordenação do Curso de Letras. Em 2006, foi selecionada para lecionar na Faculdade de Formação de Professores da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde janeiro de 2007, é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação, pertencendo ao Departamento de Didática. Atualmente, dedica-se a pesquisas nas áreas de Educação (com ênfase em História da Educação e Memória) e Letras (com ênfase em Literatura Comparada, em Didática Especial da Língua Portuguesa e suas Literaturas e em Práticas Pedagógicas e Estágios Supervisionados). Pertence a grupo de pesquisa interinstitucional (UFRJ/UERJ), dedicado aos temas "Disciplina e Castigos Corporais nas Escolas do Rio de Janeiro - 1854-1932", "História e Memória do Franciscanismo no Brasil - Reedição do 'Novo Orbe Seráfico Brasílico', do Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão" e "História, Memória e Identidade Fluminense". É membro do corpo de pesquisadores e sócia do ILTC - Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência. Presentemente, desenvolve na FE-UFRJ o projeto de extensão interinstitucional "100 Anos Sem Euclides" (em parceria com a Faculdade de Letras-UFRJ e com a UERJ-FFP/São Gonçalo-RJ), cujas ações culturais, acadêmicas e educativas visam a destacar a memória e o espólio literário de Euclides da Cunha, especialmente no âmbito do município de Cantagalo-RJ, cidade natal do escritor. Além da coordenação do referido Projeto - que conta com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e de Graduação da UFRJ -, supervisiona as atividades do ?Cineclube da Cunha? (contemplado através de Edital público PROEXT-MEC 2010), do "Arquivo de Memória Amélia Tomás" e do Ponto de Cultura "Os Serões do Seu Euclides", em parceria com o MinC e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
ANA CRISTINA FONTES MOREIRA
Atuo como Professora Adjunta do Departamento de Materiais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / IPRJ com atuação na graduação de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação e na pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais. Possuo graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas/UFRJ (2003) e Pós-doutorado pela UNICAMP/RHODIA (2003) e MBA em Gestão de Projetos pela FGV concluído em março de 2013. Atuei como pesquisadora na indústria petroquímica (Riopol/Braskem) durante 10 anos (2004 a 2014). Tenho experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros e Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: produção/transformação/aplicação de polietilenos. As linhas de pesquisa e inovação tecnológicas atuais são: reciclagem de polímeros, gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade e APL de Moda Íntima de Nova Friburgo.
ANDRE LAINO
Possui graduação em Instituto de Filosofia e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1970), especialização em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1973), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas(1981), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas(1991) e pós-doutorado pelo Centro Sperimentale Per L'educazione Sanitaria(1995). Atualmente é CLT da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Conhecimento. Atuando principalmente nos seguintes temas:memória, metalúrgico.
ARTUR SCHAUSLTZ P. FAUSTINO
Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (2006), Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino de História e Geografia pela Sociedade Civil de Educação Continuada (2011) e em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa (2013) e Pós-Graduação Stricto Sensu nível de Mestrado em Geografia (Área de Concentração: Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente, cursa Doutorado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Geografia Humanística e Cultural e Percepção Ambiental em áreas atingidas por desastres naturais.
ÉRIKA GUIMARÃES FERREIRA
Mestranda em Sociologia e Direito (UFF), é graduada em PSICOLOGIA pela Universidade Estácio de Sá (2004) com habilitação em Licenciatura Plena, Bacharel e Formação de Psicólogos. Atualmente, servidora pública municipal, exerce a função de professora da Educação Básica. Também atua como tutora presencial das disciplinas Psicologia da Educação para o curso de Pedagogia e , Gestão em Administração Pública e Introdução à Educação a Distância para o curso Tecnólogo em Segurança Pública e Social, além de ser Tutora Coordenadora deste curso no Polo CEDERJ/Nova Friburgo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil (Equipe de Educação Infantil SME e Direção de creche), Tutoria à Distância (CEDERJ) e Políticas Públicas em Educação (CME).
FÁTIMA KZAM DAMACENO LACERDA
Formada em Licenciatura em Química (UERJ, 1985) e em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1987), possui Mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/UFRJ, 1991) e Doutorado pelo Programa Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ (PPGMA/UERJ, 2012). É Especialista nas áreas de Educação Matemática (FFSD-NF, 2002) e Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância (UFF, 2010). Professora do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1994 (DTPB/IQ/UERJ), foi diretora do Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo de 2003 a 2011 e Diretora Adjunta de Tutoria da Fundação CECIERJ de 2012 a 2013. Atualmente é procientista da UERJ e professora dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e Ensino de Biologia (PROFBIO). É Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UERJ, atuando junto aos cursos semipresenciais de licenciatura da universidade. Possui experiência na área de Bioquímica, Processos Bioquímicos e Educação, com ênfase em Educação a Distância, principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, educação ambiental, ciências ambientais e formação de professores.
GEORGE DOS SANTOS PACHECO
Romancista, contista e cronista. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro da Academia Friburguense de Letras, Pacheco é professor e autor dos romances "O fantasma do Mare Dei" (2010) e "Uma Aventura Perigosa" (2015), e dos livros de contos "Sete – Contos Capitais" (2015), "Tarde demais para Suzanne" (2016), e “Domingo eu vou pra praia” (2017) – obra adotada em 2018 por uma escola em Nova Friburgo como livro literário do 9º do Ensino Fundamental – além do infantil "As aventuras de Frog, o ratinho"(2016). Em 2014 teve o conto “A Dama da Noite” adaptado em um curta-metragem. Publicou em 2017 “O Pacto”, um romance que dialoga com a sociedade contemporânea atual e que se revela uma bela e oportuna reflexão sobre as relações sociais em tempos de crise de valores. Organizou, ainda nesse ano, a antologia de contos e crônicas “Nova Friburgo – Contos, Crônicas e Declarações de Amor” (2017) e atualmente é colunista do portal de notícias Nova Friburgo em Foco.
GERBSON FERREIRA BRANDÃO
Pedagogo formado pela UERJ/ CEDERJ Nova Friburgo.
JAQUELINE DÁLIA
Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2013), graduação em Letras - Língua e Literaturas de Língua Espanhola pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (2009), mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é tutor presencial da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e professor do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia da alternância, currículo integrado, sociolinguística e variação linguística. Atua nos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia da Alternância, Educação do Campo e Ensino de Agroecologia - UFRRJ; e Núcleo de pesquisas e estudos sobre as ruralidades fluminenses - IFF.
JOÃO RAIMUNDO DE ARAUJO
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense(1974), especialização em Pós Graduação Lato Sensu - História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1986), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense(1992) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense(2003). Atualmente é professor titular do Governo do Estado do Rio de Janeiro, professor titular da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia e Membro de corpo editorial da Revista História e Luta de Classes. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas:História Social, Nova Friburgo, Suíça Brasileira, Construção do Mito.
JORGE MIGUEL MAYER
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1966), mestrado em Studi Europei pela Università degli studi di Roma Tre(1976) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense(2003). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas:Imigração - colonização - natureza, agricultura - ambiente - local.
MANOEL ESPEDITO
Professor da rede Estadual de Ensino. Pibid/ Nova Friburgo
MARIA ANA QUAGLINO
Possui Bacharelado e Licenciatura em Historia pela Universidade Federal Fluminense (1981 e 1979), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Historia pela University Of California Los Angeles (2003). Trabalhou com pesquisa nas seguintes instituições: Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Fundação José Bonifácio/Faculdade de Economia/UFRJ e Centro de Documentação e Pesquisa em História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Historiadora da Fundação Dom João VI de Nova Friburgo (antigo Centro de Documentação Histórica Pró-Memória da Prefeitura de Nova Friburgo) e professora docente I da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. É pesquisadora do LANTEG/DEE-UFRJ. Tem experiência na área de História do Brasil e História Contemporânea, tendo atuado nos seguintes temas: Historia do Brasil - República (industrialização e militares), História Oral (metodologia e desenvolvimento de projetos), História da Cultura (ciência e mídia), História Regional, Identidade, Memória e Patrimônio.
GERBSON FERREIRA BRANDÃO
Pedagogo formado pela UERJ/ CEDERJ Nova Friburgo.
MARIA JANAINA BOTELHO CORRÊA
Possui mestrado em História pela Universidade Salgado de Oliveira(2008). Atualmente é Professora da Universidade Candido Mendes. Tem experiência na área de História.
MARCOS VERISSIMO
Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Universidade Federal Fluminense. Mestre em Antropologia pelo mesmo programa. Especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC). Áreas de interesse: conflitos relacionados às "drogas" (lícitas e ilícitas) e seus usos, mercados, produção e repressão; antropologia visual; e estudos de manifestações artísticas e culturais construídas por grupos sociais mais ou menos definidos.
MAURICIO ANTUNES RAPOSO
Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e licenciatura plena em História pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia. Atuou de 2003 a 2010 como tutor presencial da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, no curso de Pedagogia, com a disciplina de História da Educação. Exerce o cargo de Oficial de Justiça como analista judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em História Regional do Rio de Janeiro pela UFF/NITERÓI em 2010. É professor do Instituto de Formação de Agente Pastoral Santo Agostinho no Curso Pleno de Teologia, atuando nas disciplinas de Introdução à Filosofia, História da Filosofia, Antropologia Filosófica e Filosofia da Religião.
RICARDO DA GAMA ROSA COSTA
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (1993), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Foi professor adjunto e coordenador do curso de História da Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: História de Nova Friburgo, Historiografia, Teoria e Metodologia da História, Pensamento Econômico, Marxismo, Liberalismo e Neoliberalismo.
RODRIGO MARINS MARRETO
Professor da Rede Pública e Particular de Ensino. Mestre em História pela UFF/Doutorando em História pela UFF.
SANDRA MARIA DA COSTA GRAÇA
Advogada - aposentada - Formada em Educação em Valores Humanos (EVH) pelo Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil/RJ -Trabalhando em Educação em Valores Humanos no Núcleo Comunitário Luz da Serra/Debossan em Nova Friburgo, desde junho/2017.
SONIA REGINA REBEL
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1974), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: História Antiga, Roma Antiga, Escravidão no Mundo Romano, Fontes Literárias Clássicas e História das Mulheres.
THAMY PEREIRA DOS SANTOS
Mestra em Ciências, pela UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (2015), no curso de Mestrado em Educação Agrícola. Licenciatura em Matemática (2005) e Especialização Pós- Graduação em Matemática (2009), pela FACULDADE DE FILOSOFIA SANTA DOROTÉIA. Experiência de dez anos como Professora de Matemática nas Secretarias de Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro e no Município de Nova Friburgo. Atualmente Professora regente, em Nova Friburgo, nos: CEFFA CEA Rei Alberto I e CEFFA Municipal Rei Alberto I, ambos Escolas do Campo de Pedagogia da Alternância.
TALITA MELONE
Professora Waldorf (2º Setênio – Ensino Fundamental) formada pelo Seminário Brasil de Formação em Pedagogia Waldorf. Atua há 16 anos na Escola Waldorf Municipal Cecília Meireles. Formada em Letras pela UFF-CEDERJ, cursando Pedagogia pela UERJ-CEDERJ.